terça-feira, 11 de agosto de 2015

Valor Nutricional X Calorias - O que é mais importante

Segunda-feira da luta, saindo da nutricionista com o cardápio formulado pela profissional, um suspiro profundo pra fazer a lista dos alimentos a ser ingeridos  para se enquadrar na quantidade 1.400 Kcal.
Pausa..........e surgi a idéia; porque não substituir a torta de alho poró (eca) por uma bela porção batatas fritas? Afinal a quantidade de calorias do dois pratos são iguais :) Certo?
 Lindo, maravilhoso, espetacular e TOTALMENTE errado, mas quem nunca?

Aí vem o drama em admitir que quando se é mais jovem, pode até comer pedra que o ponteiro da balança não sai do lugar. Uma choradinha básica porque ninguém é de ferro, feito isso a sanidade volta...Volta não volta? kkk Tem que voltar! 

O post é para enfatizar a importância do valor nutricional do alimentos e não a quantidade de calorias de cada um.




O objetivo de  priorizar alimentos ricos em proteínas e fibras é que o organismo gasta mais energia ajudando no processo de emagrecimento. Ao optar por alimentos frescos ao invés dos industrializados, que contém muito sódio, o funcionamento do corpo entra em  equilíbrio garantindo mais saúde.

Isto serve também para as pessoas, que apesar de não estarem acima do peso, não estão satisfeitas com a forma física. Queixam-se de gordurinhas localizadas, flacidez, celulite… ou seja, a composição corporal não está adequada, e isso é reflexo da má qualidade dos alimentos ingeridos.

A comparação é simples: Dois alimentos têm a mesma quantidade de calorias, porém apresentam nutrientes diferentes.


Fonte: Portal Vila Mulher/Terra

Esta tabela é uma ótima orientação;


Carboidratos e proteínas: dependem do seu consumo calórico diário. Não é possível taxar um valor “ideal”. No caso das proteínas, no mínimo, 60 gramas por dia. 
Gorduras totais: até 4 gramas está muito bom! Mas também depende do consumo calórico de cada um.
Gorduras saturadas: quanto menos, melhor, pois são gorduras “más”. Até 2 gramas por refeição seria excelente!
Gorduras poliinsaturadas: são calóricas como qualquer outra, mas fazem bem à saúde. Mas o excesso diminui os níveis de colesterol bom.
Gorduras trans: gorduras “péssimas” para saúde. Ideal: 0 g
Fibras: de 20 a 40 gramas diárias.
Sódio: quanto mais baixo, melhor. Mas, até 333 mg por refeição é bem aceitável. Pois 333 mg x 6 refeições = 2 gramas por dia (valor recomendado pela OMS).
Açucares: esses valores são parte do valor dos carboidratos (açucares são carboidratos). Não há um valor definido. Mas como todos já sabem, quanto menos, melhor!
Fonte - Tips4Life

É essencial lermos a tabela nutricional de cada produto, é através dela que poderemos diferenciar a qualidade de cada alimento ingerido.

Então é hora de eliminar dietas malucas e agir de forma racionalmente lógica e saudável.
Beijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário